👥Arte é para todos
Criar é Simples #23
Parece óbvio, mas não é.
Tenho certeza, cara leitora, que você concorda comigo: Arte é para todos.
Trago a reflexão: e por que ela não é? :/
Na vida escolar, ela não é.
No nosso dia a dia, ela não é.
No imaginário humano, ela não é.
A gente tem convicção de que a Arte é para todos, mas… ainda alimentamos mitos de dom e talento, de não ter jeito para desenhar ou pintar. De vincular a arte a técnica e não a expressão. De cultivar autocríticas quando queremos só rabiscar ou sujar o papel de tinta, de questionar a uma criança se tá feio ou bonito ou aquele famoso: o que foi isso que você criou?
Construímos uma muralha entre a arte e nós, tijolinho por tijolinho.
Sim, a arte é para todos, mas tá na hora de quebrar essa muralha de certos e errados, pode e não pode para vivê-la genuinamente.
Mais conectadas ao processo que ela nos oferece e não na importância que damos se vamos pendurar um quadro na parede ao final. Tenho Fé nessa virada, de vivermos em um mundo que realmente a arte é para todos!
Na imagem está um fragmento do meu processo. Uma tela com pinceladas e rastros de tinta escorrida. Comecei a retirar os tijolinhos. E você, também vai se autorizar?
🌻 Papo de facilitadora
Fiquei muito feliz ao ler uma notícia do site PEGN informando que restaurantes e estabelecimentos em geral apostam em oficinas de artes das mais diferentes expressões para atrair clientes. Em 2025, conversei com as alunas justamente sobre esse campo de atuação, trazendo roteiros de execução. 2026 promete ser um ano favorável para as facilitadoras que têm coragem de oferecer suas oficinas e partilhar a arte no mundo. \o/
💬 Pergunta que recebi:
“O que você faz é arteterapia?”
Como recebo essa pergunta! :D
E a resposta clara é não, não trabalho com arteterapia nem com a abordagem clínica. Por mais que eu tenha a formação em arteterapia.
Decidi montar o Ateliê, lá em 2017, com a proposta de partilhar um trabalho artístico e experiencial, isto é, o uso da arte como processo criativo e humano, não como tratamento.
Meu grande desejo sempre foi (e ainda é) levar a arte para todos, provocar essa reconexão. Portanto, ocupo o lugar de artista e facilitadora que estimula a reconexão com a arte, com o fazer manual, sem cobranças ou exigências da técnica perfeita.
💗 Inspiração da semana
“Viver requer estado artístico”
Nélida Piñon.
🎨 Ferramenta simples que amo
Tinta acrílica
na minha experiência pessoal é a favorita para:
meus escorridos e aguadas;
pintar com instrumentos diferentões;
fazer empastos e texturas;
misturar com outros materiais (principalmente o pastel oleoso).
💕 Para ir além…
uma rua com cobertura de crochê;
6 livros que me inspiraram a facilitar oficinas.
💌 Vamos conversar:
Qual o 🧱tijolinho é mais difícil de retirar dessa grande muralha entre a arte e você?
Responde clicando no botão abaixo, vou adorar receber seu comentário. ;)
🌻Uma alegria ter você aqui!
Até a próxima news, toda quarta, às 17h30.
bjs
Pat
PS: Se o seu momento atual estiver dizendo um Sim (bem grandão) para se reencontrar com a arte, considera conhecer a imersão artística que preparei.
Meu trabalho na internet: site | instagram | youtube
Para quem sentir que é hora de aprofundar a prática, a Formação em Oficinas Criativas de Arte está sempre de portas abertas.\o/



