🦶🖌️Pintando com o pé
Criar é Simples #24
Pintar com os pés foi uma proposta que partilhei em encontros criativos com adultos. É difícil desconstruir a rigidez de querer fazer bonito e uma obra perfeita. Andamos muito sérias e sisudas. Comportadas demais!
Quando abro espaço para a criação, gosto de deixar a sensatez de lado. :D E se você se incomodou com isso, bem… comece a avaliar seu excesso de sisudez.
Por que o processo criativo tem que ser certo? De onde veio essa crendice? Tudo que a criatividade não dá: certezas.
Se algum dia você escutou que uma artista criou com convicção de acertar, pode duvidar desse depoimento. A beleza da vida, é esse contraponto e balanço. Certezas demais, sanidade de menos.
Temos que abrir espaço para o imperfeito e sem sentido. Por isso, te aconselho, experimente pintar com os pés.
🌻 Papo de facilitadora
Quando a gente facilita uma oficina estamos lidando constantemente com uma linha muito fina entre ensinar, interpretar e simplesmente conduzir. É um treino ocupar o local da condução e ser a ponte entre a participante e o engajamento na criação. Para isso, temos que ser honestas conosco, com o nosso próprio processo. Precisamos ser as facilitadoras de nós mesmas e abraçar nossa criatividade. Quanto mais íntimas ficamos de nossa artista interna, com mais inteireza conduzimos uma oficina, sem interpretações e preciosismos de técnicas. ;)
💬 Pergunta que recebi:
“Como voltar a criar sem aquela cobrança de antes?”
A gente se cobra muito, constantemente. E isso extravasa para a criação. Procure se acolher no momento de criar. Monte seu cantinho criativo em casa com materiais que goste só para experimentar, sem pressão de resultado. Costumo orientar que não há certos e errados, feios ou bonitos, somente um momento para experimentação. Inicie explorando um material por vez, rabiscando em papel pequeno, médio e grande. Depois observe seus rabiscos e os copie usando pincel ou os dedos e tinta. Mude cores, observe formas. Para estimular esse rabisco inicial, coloque músicas e crie com elas.
💗 Inspiração da semana
“Seja o que for
Será bom
É tudo.”Daniel Faria
🎨 Ferramenta simples que amo
Fotografia
a gente pega tanto o celular para outras finalidades que se esquece que ele pode ser nossa maravilhosa câmera de captar momentos inspiradores:
tiro fotos de sombras das árvores nas ruas;
flores e folhas de variadas cores e formas;
das minhas criações por diferentes ângulos.
💕 Para ir além…
asas de borboleta gigantes nas mãos da escultora americana Rebecca Manson;
Acredito que a arte é para todos. E você?
💌 Vamos conversar:
Se eu te convidasse a pintar uma tela comigo, só para se largar no processo, você aceitaria?
Responde clicando no botão abaixo, vou adorar receber seu comentário. ;)
🌻Uma alegria ter você aqui!
Até a próxima news, toda quarta, às 17h30.
bjs
Pat
PS: Se o seu momento atual estiver dizendo um Sim (bem grandão) para se reencontrar com a arte, considera conhecer a imersão artística que preparei.
Meu trabalho na internet: site | instagram | youtube
Para quem sentir que é hora de aprofundar a prática, a Formação em Oficinas Criativas de Arte está sempre de portas abertas.\o/




Nossa!!!! Ainda não sei se estou tão livre para isso. Mas iria amar